notícia não tem lado. a verdade também não.
Câmara instaura CPI para investigar serviços de coleta de lixo em Brusque

Câmara instaura CPI para investigar serviços de coleta de lixo em Brusque

A Câmara Municipal de Brusque instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a prestação dos serviços de coleta de lixo no município. A investigação terá como alvo a empresa Veolia Energia Brasil.

O pedido de abertura da CPI partiu do vereador Rogério dos Santos (Republicanos). O Requerimento nº 2019/2025 foi aprovado em dezembro do ano passado pelo plenário.

Além do autor da proposta, integram a comissão os vereadores Jean Pirola (PP), Joubert Lungen (Podemos), Paulinho Sestrem (PL) e Leonardo Schmitz (PL).

A formação do grupo seguiu o critério de proporcionalidade partidária. A composição foi anunciada pelo presidente da Casa, Jean Dalmolin (Republicanos), durante a sessão ordinária de quinta-feira, 19.

De acordo com o requerimento que fundamenta a CPI, a apuração vai analisar possíveis cobranças acima da média regional, eventual cobrança simultânea de duas ou mais tarifas para a mesma unidade consumidora e indícios de danos ambientais relacionados à destinação do lixo.

A comissão deverá definir, nos próximos dias, o cronograma de trabalho e as primeiras diligências.

Posicionamento da empresa

Em nota enviada ao jornal em dezembro de 2025, a Veolia esclarece que “atua com total transparência” e “em estrito cumprimento da legislação vigente e do contrato firmado com o município de Brusque”.

A empresa ainda reafirmou “seu compromisso com a prestação de serviços de qualidade à população” e que “respeita o trabalho do Poder Legislativo”.

A Veolia se colocou à disposição em colaborar “plenamente com as investigações, fornecendo todas as informações e documentos necessários para o esclarecimento dos fatos com a maior brevidade possível e gerando o menor impacto aos recursos públicos”.